Depois do Fim, de Daniel Bovolento

by - julho 14, 2020

Olá gente, como vocês estão? Hoje trago mais uma leitura que fiz em Junho e me marcou positivamente.⁣


Título: Depois do Fim⁣ | Autor: Daniel Bovolento⁣ | Editora: Outro Planeta | Pág : 222⁣ | Nota: 

Como fica a minha vida depois de você? Como é que a gente faz para esquecer alguém? Os primeiros vestígios do fim, as despedidas, deixar alguém, ser deixado, o recomeço, a necessidade de se acostumar a viver sozinho de novo, os flashbacks, as ligações de madrugada, a falta que persiste, os novos encontros, os velhos encontros, a gente encontrando a gente, um mundo novo surgindo, a luz no fim do túnel. Em Depois do fim, Daniel Bovolento conta a trajetória de todo mundo que terminou alguma coisa e tem que aprender a lidar com as diferentes dores e superações de quem perdeu um amor. São 50 textos em que se misturam crônicas e desabafos sobre recomeço, aprendizado e a esperança de um novo final feliz. “Cada um de nós encontra uma maneira diferente de encarar o fim. Cada um de nós passa por fins diferentes, por mais que tenhamos tido histórias parecidas.”

“Porque tenho certeza de que a gente pode não ter sido o caminho certo, mas o nosso passado guardado fez da gente a bússola um do outro.”
Mais um livro que estava encalhado na minha estante desde 2017 e sim, me envergonho profundamente desse fato. Mas, eu já tinha dado algumas folheadas e não me sentia pronta para ler - e digo isso de coração aberto, pois é mais um livro que fala de fins. (Meus encalhados só conseguem ser livros nessa vibe, agora que parei para pensar...)
O livro contém em sua grande maioria textos dolorosos, aquela dorzinha que invade seu peito sem pedir licença. Mas, também temos aqueles textos que são um carinho em um amigo, uma palavra que te faz bem e te fala: "Pô, você vai superar, todo mundo já passou por isso."
“Sempre há tempo para conservar o lado bom das coisas."

Eu não vejo como não se identificar com algum texto do Dani e começar a refletir que tal situação vivida se encaxa perfeitamente, até com os trechos musicais que ficam como um interlúdio que precede o texto. Uma sacada bacana que o autor nos entrega com maestria e sabemos que não estamos sozinhos.

Sempre que parava para pensar no que eu estava sentindo, por muitas vezes me senti liberta de sentimentos que não sabia, mas estavam dentro de mim desde Deus sabe quando.

Mas o que me impressionou durante a leitura, foi tirar de tudo isso um aprendizado que a Alichel de antigamente não aceitava. Tudo tem seu fim e tá tudo bem. As tristezas que vivemos tem seu lado bom. Como os aprendizados e as percepções que acabam amadurecendo durante os anos. 


Fiquei apesar de na sua maioria triste, a felicidade genuína de terminar um livro tão sensivel e com uma realidade que realmente vivemos e serve para agregar ao nosso amadurecimento. 

<<#BooksByLichResenha>> <<#DesencalhaLivros2020>>⁣


You May Also Like

0 comentários